Todo leitor tem pelo menos uma mania particular em sua rotina literária. Metas, registros, controle de leitura. Não importa como ou onde, o bacana mesmo é desenvolver aquele costume que satisfaz suas necessidades. Foi pensando nisso que hoje vim aqui para comentar com vocês qual é o meu principal hábito literário.

Mas antes de falar um pouco sobre mim, irei comentar algumas manias que acabo presenciando por aí... manias que já tirei proveito, inclusive, mas que acabou não se tornando a primordial. Vamos à lista!

  1. Uma rede social que contribui demais com a vida de todo leitor assíduo é o skoob. É tanto que atualmente é difícil ver uma pessoa que não tenha uma conta na plataforma, ou que não a conheça. Lá é possível listar os livros que temos, que desejamos ou pretendemos ler, aqueles que abandonamos, emprestamos, ou até mesmo os favoritos. Nesta ferramenta é possível ainda publicar resenhas, adicionar amigos, mandar recados, atribuir notas aos livros da estante virtual que criamos, e até realizar trocas. Enfim, tem mania mais gostosa e prática que essa?
  2. Puxando como gancho o que foi dito acima, gostaria de destacar uma mania legal que presencio no skoob quase que com frequência... o que algumas pessoas têm de ir comentando o livro que está lendo a medida que vai demarcando a página que parou. Já fiz isso algumas vezes, inclusive.
  3. Hm, outra mania deliciosa é a de blogar; escrever sobre o que lemos nesse espaço incrível que é a blogosfera. Tem gente que resenha ou simplesmente comenta sobre o que leu. Fazer isso livremente é o mais bacana, convenhamos. Mas eu vou confessar a vocês que nem tudo o que eu leio, eu resenho.
  4. Comunidades em redes sociais também são o ponto de encontro de muitos leitores, que quase diariamente vão até lá debater, comentar ou até criar teorias sobre as histórias que leem.
  5. Metas de leitura (também conhecidas como maratonas literárias ou desafios) também viraram moda... quem nunca se propôs a isso?

Então, como vocês podem ver, existe uma infinidade de coisas que se tornam manias, hábitos, coisas da qual precisamos fazer, caso contrário não seguiremos felizes (isto é, não partiremos para uma próxima leitura em paz, dentre outros). É a necessidade de satisfazer os nossos desejos pessoais que nos levam a coisas desse tipo.

No meu caso, eu sempre gostei de listar os livros que leio, para que no fim do ano eu possa ver quais foram minhas escolhas, a ordem de leitura, a mudança de gênero, além de ser uma forma simples de contabilizar o número total de livros lidos. É basicamente isso. Mas, como se não bastasse, recentemente eu adquiri uma nova mania literária.

Há algumas semanas eu vi no Instagram da Mari, do blog Psychobooks, aquilo que ela chama de moleskine de leitura. Lendo os comentários da foto eu pude entender como funciona essa rotina que ela criou para si, e a ideia é tão bacana que me resolvi aderi-la. Vou contar para vocês como funciona.

Basta ter uma agenda, ou uma caderneta (a Mari, neste caso, usa um moleskine), e nela fazer o seu registro de leitura, que pode ser semestral ou anual. Lá você irá escrever o seguinte:

2014.2
Julho
01 - Título: XXX
Autor: XXX
Editora: XXX
Número de páginas: XXX
Tipo de leitura: [FÍSICA OU E-BOOK – LEITURA AVULSA OU ACADÊMICA]
Nota: XXX
Data de leitura: XXX
Opinião: [NADA MUITO EXTENSO. UM PARÁGRAFO RELATANDO MINHA BREVE RELAÇÃO COM A LEITURA.]



Pronto! A ideia da Mari não é supimpa!? Super prático, fácil, e bastante conveniente, principalmente no meu caso que já gostava de registrar os livros lidos antes (mesmo que de um modo simples), além de que – como eu já havia dito – nem todos as minhas leituras são resenhados aqui no blog. Será como um diário de leitura. Veja mais!



Perdoe o post gigante... mas eu espero que você tenha gostado.  :)
Agora é a sua vez de me contar qual é a sua principal mania de leitura. E então?


6 Comentários

  1. Vou te dizer, ideia boa essa viu? Só não sei se iria me adequar... Já pensei em ir comentando o livro no Skoob conforme a leitura, mas sempre esqueço. :/ Acabo usando o Skoob mesmo só pra controlar o que leio, quero ler e etc. Uma mania que tenho é ler uma série literária quase que de uma vez, intercalando com outros livros. Acho que é isso. E olha, adorei o post.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nenhuma mania de leitura não, não que eu tenha percebido, rs;
    Tenho mania na organização dos livros, separo por autor, ou então por temas.
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran. Não conhecia essa tática, achei muito interessante. Venho pensando numa maneira de organizar minhas leituras além do skoob, de forma manuscrita - vai que acontece algo como o apocalipse zumbi e eu perco tudo, hehe. Parece uma ideia maravilhosa, prática e simples de fazer. Já quero aderir. Só preciso de tempo para catalogar tudo que ficou para trás.

    Adorei o post e não achei que ficou extenso. Abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Francielle!
    A ideia é muito boa mesmo, mas eu não sou muito disciplinada. haha Acabo usando o skoob mesmo, porque acho mais prático. Hoje é a rede social que mais uso (sim, mais do que o facebook!).

    Beeijos
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran. Eu tenho um cadeninho parecido com esse desde que iniciei o blog. Claro que não é tão bem organizado! kkkkk O meu vai o nome do livro, autor, página, editora, minha opinião e as quotes que mais gostei. Assim quando quiser ou precisar passar pro blog não tenho que ir atrás do livro novamente. Ficou muito bom o post. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fran minha linda não achei o post grande não, adorei e achei a ideia ótima.
    Antes de ser blogueira e conhecer o skoob eu só anotava o título do livro que eu tinha lido e colocava mês e ano da leitura. Mas hoje em dia tenho um caderno que vou anotando os pontos interessantes que vou encontrando ao longo da leitura e minha opinião sobre o mesmo. Assim fica mais fácil escrever a resenha no fim da leitura e no caso de livros de série escrevo alguns detalhes (que não irão para resenha) que me ajudaram a relembrar quando for ler o livro seguinte. Essa mania tem me ajudado muito.

    Enfim parabém pela ótima ideia do post. Adorei!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!